Wednesday, December 12, 2007

Honoravel Senhor Arroz

Qualquer brasileiro jah ouviu falar que algum amigo "japones" ou conhecido de conhecido foi fazer um peh de meia no Japao. Pergunte a essas pessoas que moram aqui (com excecao das que estao nas grandes metrolpoles como Tokyo, Nagoya ou Osaka) de como eh grande o numero de plantacoes de Arroz (porque tem gente que nao acredita quando digo!). Seria como ir a Araraquara e sentir cheiro de laranja ao entrar na cidade de tamanha producao citrica que ha por la ou talvez ir para o interior de Sao Paulo e se deparar com hectares e hectares de canaviais, mas o Arroz tem um significao muito mais profundo para os japoneses.


plantacao de arroz do sitio do meu tio!

Arrozais sao cultivados em cada terreno fertil que ha por aqui por menor que seja ele, eh a base da alimentacao japonesa, analogamente, eh o feijao no prato brasileiro. O Arroz aqui estah presente nas tres refeicoes, eh de embrulhar o estomago de qualquer brasileiro ao dizer que japones come Arroz com natto (soja fermentada ou soja "podre" para os que nao sao adeptos a comida) ou com ovo cru e shoyu (molho de soja).

Ha quem diga que a rizicultura foi trazida da Coreia para o Japao ha cerca de 2300 anos e tambem ha os que dizem que foi introduzida pela China no ano 100 a.C., enfim, ha muito tempo atras, mas que nao saiu mais do cardapio japones. Jah foi utilizado como escambo no passado, ainda hoje eh utilizado como referenda aos mortos em forma de mochi, (massa firme e lisa feita de Arroz que tambem eh comido tradicionalmente no dia 01/01 para trazer bons fluidos pro ano que estah por vir), e foi gracas a ele tambem que a populacao japonesa sobreviveu no periodo da Guerra, num pais dominado pela miseria e destruicao, o Arroz era uma das unicas coisas que se tinha para comer, conseguiram se reerguer e se tornar a potencia economica que eh atualmente.



Hoje, alem da alimentacao, com ele se produz o sake, tatames e portas de papel das casas com arquitetura tipica japonesa e o que ainda estah em experimento eh o combustivel feito atraves de sua palha. Numa nacao que sofre com as inconstancias do mercado do petroleo, talvez seja solucao para um pais pobre em recursos minerais e pequeno demais para se produzir cana de acucar.

Assim como todos os ideogramas tem algum sentido e significado, o ideograma do "Arroz cozido" = 御飯 = gohan eh a juncao de 御(go) e 飯 (han). "Go" eh um prefixo utilizado no keigo, forma polida para se falar de algo ou com alguem que se demonstra respeito e "han" (ou meshi, leitura do ideograma quando sozinho) signfica "cozido". Eh o "Honoravel Arroz Cozido".

4 comments:

Unknown said...

Oi Maki,

Isso que tu escrevesse é muito verdade, e tem até uma "curiosidade econômica" relacionada ao fato: o Japão importa todo tipo de coisa, de alimentos a produtos de luxo, mas se tratando de arroz, o governo e o povo japonês fazem questão de se manter "autosuficientes", e o governo compra toda produção gerada, independente de ser necessária ou não. Por isso é que tem tanto terreninho com platação: porque o mercado é garantido pelo governo, e toda produção tem comprador.

Abraço,

Clayton said...

Bom, eu lembro que escrevi um texto sobre subsidios que tem muito a ver com o fato do pais ser "auto suficiente" em arroz.

Se o Japão aceitasse arroz de outros lugares do mundo, ou se não existisse tantos subsídios do governo, provavelmente não existiria os arrozais que vemos por ai.

Esses arrozais todos parecem todos lindos, muito produtivos e tal, mas há pessoas que sofrem pelo fato de o Japão não comprar o produto de outros lugares.

Assim como o Brasil reclama dos subsídios que a Europa e a América dão para seus agricultores, que plantam soja, milho e outras culturas, deve existir alguém que reclama que o Japão paga pro agricultor nippônico plantar o seu arrozinho, no "quintal"(as aspas são devido ao tamanho das plantações).

ma said...

o gohan daqui eh um milhao de vezes melhor do que o gohan-japones do brasil. uma vez eu ate levei embora um saco de 5 kg, plantado por um tio. valeu a pena hahahahaa

Unknown said...

E ai Marmota ,....
não sei pq cargas d'agua resolvi abrir seu blog,...ia só mandar um scrap,..rs....
mas ta muito legal,.. descobri agora que Maki tb é cultura.
Pelo jeito escolheu a profissão certa ,..rs...
Seu cuida por ai ,....
Bjão ,...
Jun.